sábado, abril 25, 2009

Primeiras-damas ditando moda

“Estilos diferentes, mulheres diferentes que têm algo em comum, a classe e a elegância de uma primeira-dama”.

Michelle Obama e Carla Bruni-Sarkozy são dois grandes exemplos de moda na atualidade. As duas primeiras-damas marcaram presença na reunião de cúpula da Otan, em Estrasburgo. Elas apresentam estilos diferenciados: a americana um estilo mais ousado,e um estilo mais clássico é optado pela francesa. Porém, ambas garantem sucesso com seus modelitos.
Esposas de grandes líderes mundiais, Barack Obama e Nicolas Sarkozy, elas tem ganhado destaque na moda em meio ao mundo político tão perturbado.
Apesar de algumas diferenças, um ponto em comum é apresentado por elas: "a capacidade de se mostrarem bem vestidas com coisas muito simples", sublinha Florence Müller, professor do Institut Français de la Mode. Um bom exemplo disso foi a demonstração de Carla Bruni ao utilizar jeans, pulôver e com echarpe, sem perder o requinte com peças muito simples. Michelle não fica atrás quando afirmou que se veste com roupas compradas em lojas populares como J Crew e Gap. Elas demonstram que é possível ter glamour sem utilizar roupas de grifes famosas.
Mas grifes francesas como a Dior também fazem parte do manequim, da ex-modelo, Carla Bruni.
A irreverente Michelle tem buscado estilistas novas, dando destaque, portanto a originalidade e inovação. Isabel Toledo representa isso. Estilista americana de origem cubada foi a design dos vestidos amarelo pálido e manteau com quais ela compareceu à posse do marido. A linha seguida por ela tem ajudado a essas estilistas a sobreviver na competitividade do mundo da moda. A Sra.Sarkozy fez o mesmo ao vestir uma costume de uma nova estrela da moda, Aléxis Mabille.
O estilo de Michelle Obama encontrou “o equilíbrio exato entre o respeito a sua posição de primeira-dama", segundo Müller. Suas características designam a sua identidade de mãe de família, comportada e que não ousa muito e nem por isso é deselegante. Carla Bruni-Sarkozy, deu destaque ao cinza , em Estrasburgo. Com um modelo de corpo invejável ela poderia ousar mais, mas seu estilo clássico não faz dela exuberante, e sim discreta e sem deixar de lado o sofisticado.
Elas são exemplos que a moda vai tudo além do universo das passarelas. Porque não o da política?

Por Tuane Bonfim

Fonte: AFP (Paris)

Nenhum comentário:

Postar um comentário